Uma jornada de inovação com desafios reais para incentivar a criação de startups acadêmicas

Quando o Sebrae e a MedSênior nos procuraram para ajudá-los a realizar uma Maratona a partir de desafios reais com a ajuda de estudantes universitários, vimos a chance perfeita de criar algo rápido, intenso e com muito propósito. Assim nasceu a Maratona de Inovação MedSênior + Sebrae, conduzida pela metodologia da Poliniza Projetos e comemorada dentro do Espírito Santo Innovation ExperienceESX 2025.

Do convite ao primeiro protótipo em menos de duas semanas

  1. Reunimos alunos das universidades UVV, UFES, IFES, Multivix e EMESCAM.
  2. Apresentamos três desafios reais da MedSênior
  3. Formamos seis equipes multidisciplinares e mergulhamos em Lean Canvas, validação rápida e os primeiros esboços das soluções.

Durante a semana seguinte, os grupos participaram de duas oficinas para desenvolverem a ideia de solução e receberam mentorias individuais para ajustar o pitch.

O que a Isabela Blank achou dessa experiência?

“Oi, pessoal! Eu sou estudante de Medicina da UVV, e estou participando da Maratona de Inovação. Está sendo uma experiência muito enriquecedora! É a minha primeira vez aqui no evento e participando de uma atividade, e estou simplesmente encantada com tudo o que estou vivenciando, aprendendo e absorvendo ao longo das atividades. Muito obrigada por essa oportunidade incrível!”

Olha só o que o André, participante da Maratona, publicou no Linkedin:

O dia de apresentação dos Pitches no ESX

No dia 11 de julho, o espaço SebraeLAB – dentro do ESX – transformou-se em um espaço de apresentação das inovações: as equipes chegaram para os últimos testes de slides, vídeos e protótipos. A MedSênior e Sebrae/ES abriram oficialmente a manhã; antes de um rápido aquecimento de pitch que afinou as mensagens finais com orientação da facilitadora da Poliniza Rafa Marques. Cada time teve cinco minutos para apresentar sua solução e outros cinco para responder às perguntas da banca, composta pelo time da MedSênior; Encerramos a Maratona apresentando os vencedores e realizando as premiações.

Quais projetos subiram ao pódio?

🥇 1º lugar – Casa Segura
Dispositivo e plataforma que reduzem riscos domésticos para idosos, integrando IA e conteúdo educativo.

🥈 2º lugar – SenhorIA
Assistente inteligente de acompanhamento remoto, focado no bem-estar e na adesão ao tratamento.

🥉 3º lugar – Cora Care
Serviço de monitoramento contínuo em UTIs, com análise preditiva para otimizar leitos e reduzir complicações.

O que os alunos aprenderam

  • Problema primeiro, tecnologia depois. Times que conversaram cedo com usuários chegaram ao pitch com histórias e métricas mais consistentes.
  • Mentoria faz diferença. Em duas oficinas foi possível criar o escopo da ideia, fazer validações iniciais e aprender sobre o público, mercado, modelo de negócios, entre outros pontos.
  • Ecossistema importa. Unir estudantes de várias instituições foi importante para incentivar a criatividade, fazer novas conexões e trabalhar em equipe.

Próximos passos

  • A MedSênior vai apoiá-los no desenvolvimento e validação das ideias
  • Os alunos vencedores receberão prêmio em dinheiro para dar continuidade ao projeto
  • As equipes vão receber mentorias da Poliniza para submeterem seus projetos no edital Centelha, que será lançado em breve

Quer levar uma maratona de inovação para a sua empresa com a participação de empreendedores universitários? Fale com a Poliniza!

wa.me/5527981011041 📩 projetos@polinizaprojetos.com.br | 🌐 polinizaprojetos.com.br

Você poderá se interessar também por:

O que achou desse post? Compartilhe seu ponto de vista conosco. :)